Advertisement
ALTERAR COR
  • Default color
  • Brown color
  • Green color
  • Blue color
  • Red color
ALTERAR LAYOUT
  • leftlayout
  • rightlayout
  • defaultlayout
TAMANHO DA FONTE
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Fonte
Personalize essa página

Home seta Tutoriais seta Making of seta Making of - Yukari (Paradise Kiss)
Making of - Yukari (Paradise Kiss)
Escrito por Fernando C. Siqueira   
03-Nov-2008

Neste tutorial Ana Maria Barrio (ganhadora da YCC Internacional) explica da forma mais simples e clara possível todos os passos requeridos para a criação do vestido de Yukari, versão desfile (último capítulo do anime) do anime Paradise Kiss de Ai Yazawa.

Image

1 – Bordado

Antes de começar, diagrame a distribuição das flores sobre o tecido:

Image

No desenho dá pra ver mais ou menos a forma da distribuição. Sobre a saia vai uma flor sobre cada um dos vértices dozigzag, tanto na frente quanto por trás. Na região do tronco são bordadas as flores um pouco mais pequenas que as da saia, e nos locais marcados pelas cruzes no desenho. Fazer o bordado é bastante simples, mas leva muito tempo. Vejam o esquema da costura:

Image

Image

1) Atravesse o tecido com a agulha através de algumas pérolas. Não podem ser muitas para que depois não fiquem soltas.
2) Atravesse de novo o tecido de acordo com a quantidade de pérolas.
3) Atravesse de novo o tecido, mas desta vez voltando um pouco sobre a mesma linha para voltar a atravessar as últimas duas pérolas, e dar mais firmeza ao bordado.
4) Sem voltar a atravessar o tecido, volte a transpassar algumas pérolas e realizar novamente todo o processo.

Este é o desenho que está sobre o vestido de Yukari no desfile. Para facilitar o processo é recomendável marcá-lo diretamente no tecido. Não é necessário desenhá-lo à mão. Existem papéis carbônicos próprios para tecido, mas tenham certeza que depois possam apagar as linhas com uma escova ou um pano.

Image

2 - Cola do vestido

É simples. Basta fazer um retângulo de voile, gase, crital ou qualquer outro que tenha uma boa queda, ao longo da saia, no comprimento e até a metade do diâmetro. Para evitar ter que dobrar o tecido para costurá-lo, costure uma corda por toda a borda com a máquina de costura. Na parte superior, faça um franzido, mas ele deve ficar só na parte de trás, por isso tem que medir o diâmetro da cintura e calcular a metade deste. Aplique sobre a saia.

Image

Image

3 - Cintura:

Image

Para realizar a cintura, corte o tecido e o acolchoamento em forma de “folha” simétrica e divida-a pela metade, como se mostra no desenho acima (essa divisão é mais para o vestido que pode se abrir pelas costas). A largura será o diâmetro da cintura e o comprimento de acordo com as dobras que se quer realizar. O acolchoamento que se adiciona é para que fique armado e tenha volume. Dobre ambas partes ao meio sobre e costure todas as bordas que fiquem abertas, para assim conseguir uma figura fechada. Logo, se realizarão dobras. Para colocá-lo no vestido, junte as pontas mais finas que irão na parte da frente do vestido, e a mais grossa por trás.

4 - Ondas


Não é dificil. Para fazer as voltas da parte inferior da saia, meça o diâmetro e divida-o de acordo a quantidade de voltas desejadas. É recomendável fazer entre 7 e 8 voltas. Faça uma marca em cada uma, calculando a altura das ondas e fazer uma bastilha. É importante lembrar que a metade dianteira do vestido deve estar levantada, pois depois serão colocadas as rendas.

Image

Image

5 - Rendas

Para fazer este vestido usei muitos metros de rendas de dois tipos: simples e duplas. As simples sempre são feitas franzindo a ponta e cobrindo a união com uma fita para que fique firme. A dupla é feita uma maneira similar, unindo duas pontas e cobrindo a união com a fita. No desenho de baixo, as diferenciamos sobre o vestido com duas cores diferentes para mostrar a localização de cada uma. Para as rendas que vão por baixo do vestido pode-se fazer da simples com uma ponta mais comprida. No meu caso, eu as fiz de voile para que ficassem mais soltas.

Image

Image

Image

Image

As rendas que ficam sobre a saia vão desde a cintura, em direção ao centro exato de cada uma das voltas, até a seguinte renda, sem chegar até o final (ver desenho acima).

6 - Crinolina (1)

Para saber a quantidade de tecido que deve ser usado na anágua (ou crinolina), primeiro meça o diâmetro da saia do vestido e calcule um pouco mais para a parte franzida. Logo após, faça isso:

Image

Image

Dobradura para a cintura de dois bolsos, um em cima e outro mais embaixo.

Dobradura inferior

Na parte superior, coloque um elástico para ajustar a cintura. Nos dois bolsos, na metade da anágua, coloque os bambolês. Para dar uma forma arredondada à crinolina, a de cima precisa ser de um diâmetro um pouco menor que a de baixo. Na dobradura inferior, passe uma tira de goma espuma unindo pelas pontas. Preferivelmente, utilize goma espuma de alta densidade. Ela lhe dará firmeza, mas ao mesmo tempo será flexível, podendo ser dobrada e sempre mantendo sua forma.

Image

7 - Flores:

Para começar, atravesse as flores artificiais com arame de floricultura. Podem ser usadas flores naturais, mas não são nada recomendáveis devido à sua fragilidade, sem contar que só poderiam ser usadas uma vez. Primeiro, corte o arame de uns 15 cm, aproximadamente, e faça um pequeno nó com um alicate em um dos extremos. Isto servirá para que a flor não saia. Com o outro lado, atravesse a flor até chegar no nó.

No caso das flores da cabeça, uma vez realizado o passo anterior, junte as flores em grupos de quatro ou cinco, e retorça o arame para que fiquem bem juntas. Corte o excesso sem que se desmonte o arranjo, e forre a ponta com fita para que não machuque. Este arranjo pode ficar preso na cabeça com grampos ou presilhas de cabelo. Para as flores que vão nas tranças, basta a metade das flores aramadas. Estas serão utilizadas para atravessar de lado a lado a trança. Em vez de cortar o excesso de arame, coloque uma flor nele, e para ter certeza de que não saia, faça um pequeno nó com um alicate dentro da flor. Depois é só cortar o excesso.

Image

Image

E assim, a roupa está pronta:

Image



(1)Crinolina - Saia com vários arames costurados, os quais dão a forma desejada à saia superior.



Tutorial por Ana Maria Barrio
Tradução por Fernando "Ferio" Siqueira
Fotos por Ana María Barrio (1 a 19) e Bruno Antonucci (20)
Revisão por Juliana Rabelo "Hatsumomo"

Atualizado em ( 04-Nov-2008 )
 
Próximo >

Menu