ALTERAR COR
  • Default color
  • Brown color
  • Green color
  • Blue color
  • Red color
ALTERAR LAYOUT
  • leftlayout
  • rightlayout
  • defaultlayout
TAMANHO DA FONTE
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Fonte
Personalize essa página

Biscuit
Escrito por Subway   
23-Mar-2008
Aprenda a preparar um dos materiais mais versáteis para cosplay!

Biscuit

 

Ingredientes

- 2 xícaras de chá de amido de milho
- 2 xícaras de chá de cola branca comum
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 2 colheres de sopa de vaselina líquida
- 1 colher de sopa de creme para mãos não gorduroso

Acessórios: Tigela de vidro refratário ou panela com revestimento antiaderente, colher de pau ou de silicone.

 

Modo de preparo

     No micro-ondas
     Misture o amido de milho, a cola branca, o suco de limão e a vaselina na tigela de vidro. Mexa bem até dissolver. Agora, coloque no micro-ondas em potência máxima, por cerca de 4 minutos. Como esse tempo pode variar de acordo com cada aparelho, de um em um minuto, retire, mexa bem e coloque de novo no micro-ondas, isso ajuda a massa a cozinhar por igual.
     Agora que já está cozida, pegue o creme para as mãos e espalhe sobre uma peça de mármore ou granito, de preferência, passando-o também nas mãos. Jogue a massa ainda quente em cima do creme. E agora é a hora de colocar a mão na massa: misture bem, fique brincando e amassando, como se fosse massinha de modelar. Quanto mais você fizer isso, melhor vai ficar sua massa.
     Quando já estiver boa, está brilhosa e macia, faça um rolo ou uma bola e embrulhe em filme plástico (tipo filme de PVC), isso ajuda a conservá-la por mais tempo, sem ressecar. Se preferir, embrulhe em um saco plástico também.

 

No fogão
Misture o amido de milho, a cola branca, o suco de limão e a vaselina na panela. Mexa bem até dissolver e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a massa cozinhar. Depois, proceda do mesmo modo que indicado acima.

 

 

Tingindo a massa

 

     Pegue a quantidade de massa que você quer tingir e pingue um pouco de corante universal da cor desejada e misture até a cor ficar homogênea. Se ficou muito escuro, pegue mais massa para “diluir”, e se ficou muito claro jogue mais corante.

OBS: o corante universal é encontrado facilmente em qualquer loja de tintas ou material para artesanato, normalmente ele é vendido em um pequeno frasco conta-gotas. Se por acaso não encontrar as cores de corante adequadas, ou o próprio corante, tinta a óleo ou acrílica também, fazendo o mesmo processo. É recomendável testar antes com uma pequena porção para verificar se a tinta combina bem com a massa (se não combinar, pode ressecar a massa, ou ela pode ficar quebradiça)

MUITO IMPORTANTE: só modele com a massa quando ela estiver fria.

 


Características do material

     Resistente até é, mas não é recomendado fazer peças muito grandes dele, porque tendem a diminuir cerca de 30% do seu tamanho, e dependendo do tempo e das condições, pode rachar.
     Frágil como gesso não é, o biscuit é ligeiramente mais resistente, mas ele requer um pouco de cuidado, porque não resiste a quedas de grandes alturas (por exemplo, se cair de uma tiara ou capacete, não aguenta o impacto)
     Enfim, é resistente, mas nem tanto, e, levando em conta, que em eventos costuma ter um bom empurra-empurra, peças grandes não dariam muito certo. Logo, é uma boa alternativa para detalhes.

 

Pintura e acabamento

     O biscuit seca relativamente rápido por fora, mantendo sua forma, mas só seca completamente depois de mais ou menos um dia (varia de acordo com o tempo: dias quentes e/ou secos, menos; dias frios e/ou úmidos, mais). Depois de completamente seco, ele pode ser pintado com diversos tipos de tinta, como tinta esmalte, também conhecida como tinta spray, tinta a óleo, acrílica ou para tecido.

 

Tutorial por Subway
Adaptação e revisão por Fernando C. Siqueira "Ferio" e Juliana Karasawa "Duo-chan"

Atualizado em ( 05-Mar-2009 )
 
< Anterior

Menu