[Tutorial] Máscaras em geral.

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Máscaras em geral.

Mensagempor UserF » Ter Set 07, 2010 0:16:14

Primeiro tutorial :D

Bem, antes de tudo, gostaria de dizer que esse tutorial foi feito e não é pura teoria nem algo do tipo :D

>Materiais:
~Film (Aquele plastico que a sua mãe usa na cozinha pra tampar formas/assadeiras/seilaoque que gruda no vidro/aluminio/suacara)
~Papel Aluminio (pedaço bem pequeno)
~Gesso
~Atadura gessada
~Lixa fina
~Tinta, verniz, pincel, canetinha, algo que rabisque :B
~Outra pessoa pra fazer.

>Prós e Contras:
Prós: Bonito, não tem aspecto enrugado, ajusta perfeitamente no rosto.
Contra: Cair no chão pode dar tchau.

>Como fazer:
Deixe o dono da mascara deitado (no chão de preferencia, a não ser que não se importe de sujar o sofá ou a cama) dobre um pequeno pedaço de papel aluminio sobre o nariz dele e tampe o resto do rosto com celofane. Recorte na atadura gessada, os olhos e coloque sobre o celofane. Prepare o gesso e vai colocando em cima até dar uma certa "firmeza". Retire cuidadosamente do rosto e coloque para secar, depois de seco, passe mais algumas "mãos" de gesso por cima até ficar mais grosso, depois lixe a mascara tirando suas imperfeições, alargue o buraco dos olhos e arredonde-os (a não ser que você seja ninja e na hora de passar gesso consegui deixar o buraco do tamanho certo e redondo). Pinte a mascara do jeito que quiser, invernize e seja feliz.
Aconselho também que cole um pedaço de eva, pano por dentro da mascara na parte do nariz e na testa, para prender a mascara ao rosto, um elastico ou um pano fazendo com que amarre ela como uma bandana.

Mascaras feitas com esse tutorial: Umas 10 máscaras da ANBU (Naruto), máscara hollow do Ichigo (Bleach), Máscara do tiozinho do Darken Than Black que eu não sei o nome. (Dessas máscaras somente uma é minha, as outras só ajudei a fazer, depois posto uma foto, não coloquei gesso na cara de ninguem, essa parte só fiquei olhando enquanto eu passava outras mãos e lixava, não fiz pintura de nenhuma também.)

Foto: (não fui eu que tirei, foi tirada na casa de um amigo que cedeu a casa pra tal ideia, nessa foto tem algumas das mascaras da anbu).

http://img153.imageshack.us/img153/2084 ... lh2nct.jpg
Editado pela última vez por UserF em Sex Nov 19, 2010 20:46:18, em um total de 1 vez.
UserF

Re: [Tutorial] Máscaras em geral.

Mensagempor nanamii-chan » Ter Set 07, 2010 0:59:35

Muito Bom! O dificil é o gesso e a atadura gessada ._. onde se compra isso ?
E também deve fazer sujeira lixando e tal >.< e como eu sou desastrada, vou ter que fazer pelo menos umas 4 dessas... Assim, se eu quebrar (o que vai acontecer) eu tenho outras de reserva XD
Mas eu vou tentar fazer pro meu cosplay futuro de Sakura ANBU :3
nanamii-chan

Mensagempor Mo_Vampie » Ter Set 07, 2010 15:33:34

Já usei atadura gessada pra fazer máscaras no colégio, é muito bom mesmo.

Fácil de achar em farmácias. ^^
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor pollynnha » Ter Set 07, 2010 20:34:47

Olá UserF, muito bom o tutorial! Eu já fiz na faculdade, com pequenas diferenças, e que deu muito certo (usamos desta maneira para fazer as máscaras da commedia dell'arte, ano passado), direi aqui dicas secundárias pra ajudar.

Além desses materiais, usei massa plástica (não sei onde vende, a prof que comprou), cola plástica (norcola, vendida em grandes papelarias), papel higiênico baratinho, bandana velha pra proteger o cabelo, gaze ou fralda bem macia para enxugar os olhos da pessoa.

UserF escreveu:>Como fazer:
Deixe o dono da mascara deitado (no chão de preferencia, a não ser que não se importe de sujar o sofá ou a cama)

Eu consegui fazer em mim mesma, com ajuda de um espelho.

UserF escreveu:dobre um pequeno pedaço de papel aluminio sobre o nariz dele e tampe o resto do rosto com celofane. Recorte na atadura gessada, os olhos e coloque sobre o celofane.

Eu usei vaselina (encontrada em farmácia, acho) na faculdade, e margarina em casa, tem que besuntar muito o rosto, pra que a atadura possa sair dos pelos faciais sem problemas.

Você tem que cortar a atadura em pequenos pedaços, alguns que ocupem a extensão da testa, das bochechas, nariz, queixo e outras menores, para detalhes. Aconselho dois pedaços grandes para cada grande extenção do rosto, dois pedaços grandes para emendar (colocar nas têmporas, laterais do nariz, etc) e dois para detalhes de olho, etc.

Quando você molha a atadura, ela fica bem maleavel, e se ela dobrar é difícil desdobrar. então coloque um recipiente com água mineral, e mergulhe o pedaço de atadura nela, e depois coloque no rosto, alisando de levinho pro gesso sair e fechar a trama da atadura.

Não é bom fazer a máscara nem muito fina, nem grossa demais: fina quebra, e grossa demais é ruim pra sair do rosto. A pessoa que vai ficar com a máscara na cara, evite mexer o rosto. E depois que a pessoa sentir a atadura secando (dá pra sentir mesmo), aí começa a fazer movimentos no rosto, franzindo o cenho, mexendo a boca de um lado pro outro. Aí a máscara sai.

Depois é usado papel machê com jornal ou papel de embrulho de mortadela (eita coisa bem anos 80!), ou então daqueles papeis higiênicos que mais parecem lixa :lol: o bom deles é que misturando com cola norcola, fica muito bom pra fazer narizes avantajados (é bom colocar uma estrutura de palito de churrasco, eu fiz isso).

Dependendo da sua habilidade, a máscara pode ficar com seu contorno facial perfeito, e isso é bom pra fazer a Marin, a Shaina(CDZ), necessitando apenas de alguns poucos detalhes com maché.
Sobre o machê, então é colocada uma finíssima camada de massa plástica, para dar acabamento. (pode ser lixada)

Ah, a gente aprendeu também que a partir dessa máscara, dá pra fazer uma base de argila, papel maché ou outro material, que pode ser a matriz para outras máscaras (fizeram máscaras muito boas só de papel maché).

Foto minha do processo de confecção.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIfNSNJ2hVPS4gs1pJaDIkRtntofX50dFppV7yV4hQ4upoxX_jaiwnTIFzEtHv3gRB_9vLjqk9CKtMT7GAKcktIAm1T1UKlvnfFjPP1ipGrinkLQzjfz6Xfq.jpg
pollynnha
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Narvelan » Ter Set 07, 2010 23:01:29

Poxa gostei bastante desse tudo, e ficou muito bom essas mascaras ANBU

Eu fiz uma máscara de decoração, mas eu usei biscuit (o ruim é que encolhe quando vai secando)

Mostrei para uma mulher ela disse que parece o capiroto :lol:
Gostei do nome! ;)

Nos olhos usei junto com a massa branca um pó chamado "Pigmento Luminescente", faz brilhar no escuro..

Imagem
by Narvelan
Twitter - Youtube
Narvelan
Newbie
Newbie

Voltar para Tutoriais