Canal norte-americano lança nova atração dedicada aos cosplayers.

nup 176278 0935O canal Syfy anunciou que está produzindo um novo programa voltado ao universo do cosplay. Trata-se do Cosplay Melee, um reality show apresentado  por Yvette Nicole Brown, atriz da série Community. A atração terá um formato muito parecido com o Face-off, outro reality de sucesso do canal, onde profissionais de maquiagem e efeitos especiais competem entre si criando efeitos de maquiagem artística elaborados. 

Previsto para estrear no dia 21 de março nos Estados Unidos, a cada semana quatro competidores devem usar todo seu talento na criação de elaborados cosplays para tentar ganhar o prêmio de 10 mil dólares. Essa nova série também traz a renomada cosplayer LeeAnna Vamp e o especialista em fantasias e efeitos especiais Christian Beckman no corpo de jurados.

Esta não é a primeira empreitada do canal Syfy no mundo do cosplay. Em 2013, o canal estreou Heroes of Cosplay, um reality show que acompanhava o processo criativo das cosplayers Yaya HanHolly Conrad e Riki “Riddle” Lecotey enquanto participavam de eventos e concursos de cosplay. Apesar do conceito interessante, o programa sofreu muitas críticas da comunidade de cosplayers, pelos dramas pré-fabricados e a visão simplista que o reality apresentava da rotina dos cosplayers, como se ganhar competições fosse a única coisa que importasse para os praticantes. O público que visitava os eventos onde o programa estava sendo gravado também costumava reportar o inconveniente da equipe de produção isolando diversas áreas. No Cosplay Melee o foco passa a ser inteiramente a criatividade e habilidade artística dos cosplayers. Como no reality Face-off, os competidores devem demonstrar suas habilidades em maquiagem, costura, criação de peças e acessórios, e ainda apresentar o resultado em uma performance, onde eles devem dar vida aos personagens.

 Ainda não há previsão de quando o programa chegará ao Brasil.